sábado, 7 de julho de 2012

Pérola do céu

















O otimista não sabe o que o espera. Millôr Fernandes.

Aquele alemão proclamador das “boas novas”, o mesmo que desqualificara as utopias sociais, difamador das heresias eclesiais, questionador das sociedades patriarcais, já dizia desesperado, desolado e atormentado:
- Clamei e salvei a minha alma (clamavi et salvavi animam meam). Karl Marx.
Os venerados tolos, raça de bobos da corte, regozijam-se perante a insana estupidez; esquecer-se-ão daquilo que envoltos estão: a barbárie. 
Ó cigana dos meus desejos, aspiro pela tua doce presença; ó cigana como te espero, da corda que me sufoca tu que exploras com muito esmero; elevo meus olhares a ti. 
Esta corda que me sufoca, mas de modo algum me faz postergar tais ilusões milenares que me cercam; e por ti espero cigana que da corda me libertará. 
Sinto-me só, alguns dizem que a solidão é uma dádiva. Ora, mais um alemão teima em aparecer neste nosso diálogo; eis que surge Arthur Schopenhauer:
- A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais. 
Mas continuo a teimar e crer na sua vinda. Preciso livrar-me deste peso que me definha, deste fardo que agonia, desta angústia que a mim não trairia. Parece-me mesmo que quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre. 
Finalmente chega o dia, outro alemão já me dizia – seja quem tu és. Deleito-me em mais um conselho pessimista, desta vez é do F. Nietzsche que desta prosa jamais faltaria.
 O dançar da cigana é a ratificação que sem a música a vida seria mesmo um erro; espero que me liberte dançando, num estado de pureza espiritual; e de mim possa fazer o que bem entender. Mas que do teu corpo ávido eu possa regozijar-me como uma pérola do céu. 
Mas saiba cigana que contigo ou sem ti eu viverei, para não ser apenas mais um que, segundo Oscar Wilde, apenas existe. 


Osnar Gomes.

2 comentários:

  1. Explorador de emoções e ao mesmo tempo metalinguista. Ótimo texto. Muito bom mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Texto fodão , lindo. Ta de parabéns Osnar #

    ResponderExcluir